0800 722 0216
sd@rnp.br

Bella

O projeto Bella (Building European Link to Latin America) visa conectar a América Latina à Europa. Esta será a primeira conexão internacional direta entre Europa e América Latina, com capacidade de transmissão e dados de 100 Gbps.

Através de contratos por direito irrevogáveis, firmados por um prazo de 15 anos, espera-se conectar as redes de ensino e pesquisa dos países participantes da RedCLARA (Cooperação Latino-Americana de Redes Avançadas), Brasil, Argentina, Chile, Peru, Equador e Colômbia, além de infraestrutura de rede específica para o Chile e uma conexão internacional por cabo submarino entre o Brasil e a Colômbia à Europa.

Além disso, o Bella-T, a fase do projeto Bella responsável pelas conexões terrestres, objetiva a construção de uma rede óptica terrestre expansível, escalável e de alta capacidade. O maior trecho terrestre do Bella está no Brasil, conectando Fortaleza e Porto Alegre. Esse trecho possui 6.200 km de extensão e é de responsabilidade da RNP, fazendo parte do seu projeto “Backbone 100 G”.