0800 722 0216
sd@rnp.br

GigaFOR recebe novo switch de maior capacidade

GigaFOR recebe novo switch de maior capacidade

Após 10 anos e meio de funcionamento, o antigo switch SUMMIT 450a da EXTREME de conectividade da GigaFOR foi substituído nesse feriado de sexta feira, 7 de setembro, por um novo equipamento, um switch Black Diamond 8810 também da EXTREME, mais robusto e moderno.

 

antigo switch SUMMIT 450a da EXTREME

antigo switch SUMMIT 450a da EXTREME

O novo switch conta com oito portas de 10Gbps, e vai receber mais oito módulos, também de 10Gbps. Uma expansão em relação ao modelo antigo, que contava com apenas uma porta desta capacidade.

Esse novo switch conecta a GigaFOR “original” que possui 31 campi/instituições conectadas há mais de 10 anos em pleno funcionamento.

( http://sentinela2.pop-ce.rnp.br/gigafor/ )

 

Um outro switch Black Diamond 8810 EXTREME já tinha sido implementado há alguns meses para realizar as conexões do CDC-Acadêmico (Cinturão Digital do Ceará), rede acadêmica em 10 Gbps em parceria com a ETICE que conecta 45 campi/pontos da UFC, IFCE, UNILAB, EMBRAPA, UFCA e UECE.

( http://sentinela2.pop-ce.rnp.br/cdc/ )

 

Em momento propício, todas as redes ópticas acadêmicas em anel terão suas conexões nesses dois equipamentos para se utilizarem de alta disponibilidade e segurança com redundância de equipamento. Na falha de um switch, o outro assume todos os tráfegos das redes.

Novo switch Black Diamond 8810 da EXTREME

Novo switch Black Diamond 8810 da EXTREME

O PoP-CE/RNP possui oito links de backbone, sendo um deles de 40 Gbps como link internacional para todo o Brasil e vários outros links nacionais de 10Gbps.

( https://memoria.rnp.br/ceo/trafego/panorama.php )

 

A equipe local do PoP-CE/RNP é reconhecida nacionalmente pela qualidade de seus serviços e capacidade de realizar parcerias sendo uma das primeiras a ter a GigaFOR, sua REDECOMEP local, auto sustentável.