0800 722 0216
sd@rnp.br

Nordeste Conectado

O Programa Nordeste Conectado, lançado pelo MEC (Ministério da Educação) em junho de 2017, em parceria com Ministério de Minas e Energia, RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) e Chesf (Companhia Hidrelétrica do São Francisco) proporcionará conectividade aos 9 estados do Nordeste.

Estima-se que o programa atingirá mais de 12 mil escolas públicas, beneficiando uma população de mais de 16 milhões de pessoas. Além disso, as principais universidades, institutos, centros de pesquisa e parques tecnológicos serão conectados à RNP a um backbone de 100 Gbps.

Na primeira fase do projeto, foi feito um investimento de R$ 25 milhões e a implatação começou a ser realizada em dezembro de 2017. As linhas de transmissão da Chesf oferecerão o suporte adequado para a infraestrutura óptica que será compartilhada entre a RNP e a Companhia Hidrelétrica.

O programa visa preparar a rede acadêmica nacional para a os próximos 20 anos de operação. Estima-se, também, que até 2020 seja feita uma economia de R$ 7,6 milhões, subsituindo conexões atualmente alugadas.